Karê (ou Curry Rice)!

20 mai

O Karê (ou Curry Rice, arroz com Curry, “Karê Raissu”, etc) é, segundo a apostila de um curso de culinária japonesa que minha sogra gentilmente me cedeu, o “strogonoff japonês”. Bom, eu acho que não. É, na verdade, um dos meus pratos quentes favoritos. E eu nunca vi ser servido em restaurante nenhum! Desconheço casas que servem Karê por aqui, talvez porque eu more no Rio de Janeiro e aqui seja quente demais para isso… Mas adoro e sempre que tenho oportunidade, faço. É muito simples! O tablete de tempero curry (que é diferente do pó indiano, atentem!) já vem prontinho e é facilmente encontrado em casas de produtos orientais ou mesmo na internet. No fim do post eu deixo os endereços de onde costumo comprar, ok?

“Partiu” receita?

Ingredientes: 

Ingredientes para o Karê. Foto: Ana Togashi.

Ingredientes para o Karê. Foto: Ana Togashi.

O Karê pode ser feito com carne bovina, carne suína, frango, carneiro ou camarão. Esse nós fizemos com porco (já deu para perceber que nós curtimos um porquinho aqui em casa!), mas fica a critério do “chef” ou dos convidados.

1 kg de lombo de porco cortado em cubos

2 cebolas grandes picadas

4 batatas inglesas grandes cortadas em cubos

2 cenouras grandes cortadas em rodelas grossas

1 l de água

1 tablete de 240g de mistura para Karê (usamos “Hot”, mas existem graduações mais suaves)

Modo de Preparo:

Aqueça óleo vegetal (canola, milho, soja, girassol, gergelim, etc) em uma panela grande e doure as cebolas picadas. Acrescente a carne de sua preferência, aqui no nosso caso, o lombo de porco, e deixe selar antes de acrescentar os vegetais. Atenção para os tipos distintos de carne: porco precisa de mais tempo, camarão de menos (senão pode ficar borrachudo!), por exemplo. Adicione os vegetais, misture e acrescente a água. Deixe cozinhar até que a batata e a cenoura estejam macias sem que estejam desmanchando. Por fim, adicione o tablete de tempero e deixe dissolver.

Etapas do preparo do Karê. Fotos: Ana Togashi.

Etapas do preparo do Karê. Fotos: Ana Togashi.

Pronto, agora é só servir bem quentinho com shirogohan (arroz japonês) e bastante água! Afinal, é um prato bastante apimentado. Receitinha infalível para o inverno!

Karê. Foto: Ana Togashi,

Karê. Foto: Ana Togashi.

Onde compro “Golden Curry Sauce Mix” (essa é a marca que usamos em casa, mas existem outras marcas) online:

- Asia Shop

Onde compro aqui no Rio: 

Mei Sim Comércio Importadora e Exportadora LTDA
Rua Barão de Mesquita, 456 – loja A – Tijuca
Tel: (21) 3238-5898

4 Respostas to “Karê (ou Curry Rice)!”

  1. marcia hoshima togashi 20/05/2013 at 18:40 #

    Parabéns, Ana, seu blog tá liiiiiindo e muito didático. Geralmente faço os pratos japas meio “no olho”, rsrsrsrs… Mas agora vou fazer direitinho, seguindo suas receitas!
    Tá valendo sugestão? Udon e yakissoba, que tal?!
    Bjaum da tia ;)

    • anapauladafonseca 22/05/2013 at 09:12 #

      Oi Tia Marcia!

      Que legal! Fico feliz que você tenha curtido! Eu também costumo fazer as coisas “no olho”, mas estou tentando me “adaptar” às medidas pra poder postar direitinho aqui… :)

      Vou fotografar Yakisoba esse fim de semana e logo posto. Udon vou ter que pedir assistência à D. Harumi, hehehe. Ainda não sei fazer sozinha. Mas pode deixar que vou postar sim! Tá na época boa de comer Udon, né? :)

      Mande sugestões sempre!!!

      Beijo grande e nos vemos muito em breve!

  2. Vanini 23/05/2013 at 22:25 #

    Ana tô curtindo, adorei a ideia das fotos de cada etapa. Eu sempre me enrolei pra perceber o que de fato era o Karê, digo, sabia mas não sabia que era possível comprar o preparado aqui no Rio. Valeu a dica!

    • anapauladafonseca 24/05/2013 at 10:20 #

      É sim, Vanini! Dá pra fazer “do zero”, com o pó indiano mesmo e mais algumas especiarias, mas são muitos detalhezinhos e eu ainda não aprendi… Esse tempero pronto é ÓTIMO, perfeitamente o gosto do Karê japonês (que é diferente do indiano, né?) e não é difícil de achar. Eu compro na Tijuca, mas todas essas mercearias orientais vendem e cada bairro tem uma, praticamente. Se você tiver dificuldade em achar, você pode me pedir que compro pra você, você mora perto de mim, né? :)

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.